A solução de problemas de rede ajuda a diagnosticar e corrigir problemas comuns de conexão. O uso dessa solução de problemas e a execução de alguns comandos de rede, se necessário, podem ajudá-lo a se conectar.
Para executar a solução de problemas de rede
- Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Solução de problemas de rede e escolha Identificar e reparar problemas de rede na lista de resultados.
- Siga as etapas da solução de problemas e veja se isso corrige o problema.
Se não conseguir resolver o problema de conexão, tente o seguinte:
- Restaurar a pilha de TCP/IP
- Liberar o endereço IP
- Renovar o endereço IP
- Liberar e restaurar o cache do resolvedor do cliente DNS
Para executar esses comandos de rede em uma janela do prompt de comando
- Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Prompt de comando, pressione e segure (ou clique com o botão direito do mouse) em Prompt de comando e selecione Executar como administrador > Sim.
- No prompt de comando, execute os seguintes comandos na ordem listada e verifique se isso corrige o problema de conexão:
- Digite netsh winsock reset e pressione Enter.
- Digite netsh int ip reset e pressione Enter.
- Digite ipconfig /release e pressione Enter.
- Digite ipconfig /renew e pressione Enter.
- Digite ipconfig /flushdns e pressione Enter.
Para reverter drivers de rede do Windows:
Se você estava conectado e recentemente instalou um novo driver do adaptador de rede, ou instalou uma atualização do Windows que poderia incluir um driver atualizado, a reversão do driver para uma versão anterior pode ajudar.
- Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Gerenciador de Dispositivos e selecione o Gerenciador de Dispositivos na lista de resultados.
- No Gerenciador de Dispositivos, selecione Adaptadores de rede > o nome do adaptador de rede.
- Pressione e segure (ou clique com o botão direito do mouse) no adaptador de rede e escolha Propriedades.
- Em Propriedades, selecione a guia Driver e, em seguida, selecione Reverter Driver e siga as etapas.
Se o botão não estiver disponível, não há nenhum driver para reverter.
- Depois da reversão para a versão anterior do driver, se precisar reiniciar, selecione o botão Iniciar > Ligar/Desligar > Reiniciar e veja se isso resolve o problema de conexão.
Se o Windows não encontrar um novo driver para o adaptador de rede, acesse o site do fabricante do computador e baixe o driver mais recente do adaptador de rede. Se o computador não conseguir se conectar à Internet, será necessário baixar um driver em outro computador e salvá-lo em um pen drive para poder instalá-lo manualmente em seu computador. Você precisará saber o fabricante do computador e o nome ou o número do modelo. Para saber como instalar o driver manualmente, consulte a seção anterior.
Um driver do adaptador de rede incompatível ou desatualizado pode causar problemas de conexão. Se você tiver atualizado recentemente para o , é possível que o driver atual tenha sido projetado para uma versão anterior do Windows. Isso também pode acontecer se você tiver atualizado o Windows 10 recentemente. Em qualquer um dos casos, verifique se há um driver atualizado disponível.
- Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Gerenciador de Dispositivos e selecione Gerenciador de Dispositivos na lista de resultados.
- No Gerenciador de Dispositivos, selecione Adaptadores de rede > o nome do adaptador de rede.
- Pressione e segure o nome do adaptador de rede (ou clique com o botão direito) e selecione Atualizar Driver > Pesquisar automaticamente software de driver atualizado. Siga as etapas e selecione Fechar.
- Depois de instalar o driver atualizado, se a reinicialização for solicitada, selecione o botão Iniciar > Ligar/Desligar > Reiniciar e confira se isso corrige o problema de conexão.
Se o Windows não encontrar um novo driver para o adaptador de rede, acesse o site do fabricante do computador e baixe o driver mais recente do adaptador de rede. Se o computador não conseguir se conectar à Internet, será necessário baixar um driver em outro computador e salvá-lo em um pen drive para poder instalá-lo manualmente em seu computador. Você precisará saber o fabricante do computador e o nome ou o número do modelo.
Esperamos ter ajudado, estes são alguns procedimentos que poderá fazer em seu computador, caso note que a rede está estranha, sites estão com dificuldades de abrir e até mesmo erros de navegação aparecem constantemente, caso nenhuma destas soluções resolva o problema, realmente será necessário algo mais avançado a ser feito.
Caso precisem de apoio técnico avançado, também temos recursos para isso, por favor entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@networkcomputer.com.br, detalhe um pouco sobre o problema e aguarde nosso retorno, caso necessário também faremos um orçamento para recuperar o desempenho do seu computador novamente.
Agradecemos pela parceria de vocês, desejamos um ótimo dia!
Att.
Marcel Pinheiro
Network Computer LTDA.